Aula inaugural realizada pelo Comandante da Unidade de Fuzileiros Navais santomense

O Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil iniciou, ontem (17), o 6º Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais em São Tomé e Príncipe. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas santomenses, Coronel Olinto Paquete, no Centro de Instrução Militar do País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao final da cerimônia, os 25 soldados santomenses, voluntários e selecionados dentre recrutas do Serviço Militar Obrigatório, assistiram à aula inaugural proferida pelo Comandante da Unidade de Fuzileiros Navais (UFN) santomense, Segundo-Tenente (FN) Wilker Ney da Vera Cruz Viegas.

O curso terá duração de três meses e será supervisionado pelos Fuzileiros Navais brasileiros. Desde 2014, a cooperação militar entre Brasil e São Tomé e Príncipe tem apresentado resultados significativos no desenvolvimento profissional da Guarda Costeira e da UFN, com destaque na capacitação e formação de militares santomenses.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).