Banda do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas durante apresentação no Theatro da Paz (Foto: Marinha do Brasil)

Neste sábado (11), a Marinha do Brasil promoverá uma programação especial em homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais, que completou 215 anos de criação no dia 7 de março. A celebração acontecerá no shopping Bosque Grão-Pará, em Belém (PA), com exposição de materiais e equipamentos a partir das 10h e uma apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas às 19h.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Corpo de Fuzileiros Navais é uma tropa profissional e voluntária, com capacidade de projeção de poder sobre terra e ampliação da capacidade de controlar áreas marítimas. Sua atuação é estratégica, anfíbia e expedicionária, estando preparada para atuar em qualquer região de interesse estratégico.

No Pará, o CFN está presente por meio do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, localizado no bairro da Marambaia, em Belém. A unidade é essencial para a defesa das instalações navais e portuárias, dos arquipélagos e ilhas oceânicas nas águas jurisdicionais brasileiras e para assegurar o controle das margens das vias fluviais durante as operações ribeirinhas.

A origem dos Fuzileiros Navais remonta à Brigada Real da Marinha, organização militar portuguesa que chegou ao Brasil em 1808 junto com a Família Real. O batismo de fogo ocorreu na expedição à Guiana Francesa, em 1808/1809, quando D. João assinou um manifesto declarando guerra à França e ocupou Caiena com uma esquadrilha composta de 13 navios e 700 homens.

Exposição:

Exposição de materiais e equipamentos do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, sábado (11), a partir das 10h, no Shopping Bosque Grão Pará. Às 19h, apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).