USS “Vermont”
Atracação do USS “Vermont” na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ)

As comemorações do Dia do Marinheiro, realizadas no dia 11 de dezembro, contaram com a presença do USS “Vermont”, da Marinha dos EUA. Como usualmente ocorre quando Marinhas se encontram no mar, o Submarino “Tupi” realizou operações conjuntas com o submarino norte-americano nos dias que antecederam sua chegada à Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), onde atracou na manhã do dia 10 de dezembro.

De forma a promover o entrosamento entre as tripulações dos submarinos, ambos cumpriram quarentena no mar, em observância aos protocolos sanitários de prevenção à disseminação da Covid-19.

Presidente da República visita USS “Vermont”

blank
Visita do Presidente da República ao USS “Vermont”

Após a cerimônia em celebração ao Dia do Marinheiro, realizada hoje (11), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, Ministros de Estado e demais autoridades conheceram, por convite da Marinha dos EUA, o USS “Vermont”, atracado desde 10 de dezembro, em visita oficial ao Brasil. O Presidente foi recebido pelo Embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, e pelo Comandante da Força de Submarinos dos EUA, Vice-Almirante Daryl Caudle.

Na ocasião, a comitiva visitou também, pela primeira vez, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui