Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil oferecerá uma oportunidade ímpar para a população conhecer de perto uma das suas embarcações mais emblemáticas. A Corveta “Caboclo”, sob o comando do 2º Distrito Naval, estará aberta para visitação pública no Porto de Maceió, neste domingo, dia 12 de maio, das 10h às 16h.
MISSÃO E IMPORTÂNCIA NA DEFESA DA SOBERANIA BRASILEIRA
Desde o dia 5 de maio, a Corveta “Caboclo” está em viagem, cumprindo missões fundamentais de apoio logístico ao Radiofarol de Abrolhos e patrulha naval na Zona Econômica Exclusiva. Essas atividades visam garantir a soberania brasileira na chamada Amazônia Azul, área marítima de imensa importância estratégica para o país. A abertura para visitação pública tem o propósito de despertar sentimentos de cidadania e patriotismo nos brasileiros que tiverem o privilégio de conhecer a embarcação.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA CORVETA “CABOCLO”
A Corveta “Caboclo” carrega consigo uma rica história e características que a tornam singular. Incorporada à Marinha do Brasil em 16 de julho de 1955, é o quarto navio a ostentar esse nome. Pertencente à Classe Imperial Marinheiro, passou por uma significativa revitalização entre os anos de 2006 e 2008, tornando-se o navio mais antigo navegando em águas salgadas da Amazônia Azul. Atualmente, integra o Grupamento de Patrulha Naval do Leste, desempenhando diversas funções, como operações de socorro e salvamento marítimos, patrulha naval, minagem e reboque.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- Classe: Imperial Marinheiro
- Deslocamento: 911 (Padrão) / 1.025 (Máximo)
- Dimensões (m): 56 / 9.55 / 3.6
- Propulsão: 2 motores de combustão interna diesel Volvo Penta de 1.080 bhp cada
- Tração Estática: 17 toneladas
- Eletricidade: 2 geradores diesel de 140 kW e 1 gerador diesel de reserva de 75 kW
- Velocidade Máxima: 13 nós
- Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 26, 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm/70 em reparos singelos.
A visita à Corveta “Caboclo” promete ser uma oportunidade enriquecedora para os visitantes, que terão a chance de conhecer de perto o trabalho e a tecnologia empregada em uma das mais importantes embarcações da Marinha do Brasil.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395