Neste sábado (08), o Ministro da Defesa acompanhou o Presidente da República na 230ª edição do Círio de Nazaré, tradicional festa de devoção à Nossa Senhora de Nazaré, realizada, anualmente, na capital paraense. As autoridades prestigiaram a romaria fluvial coordenada pela Força Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 IMG-20221008-WA0048.jpg

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pelo Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”. Além do navio, 240 embarcações navegaram pela Baía de Guarajá, em homenagem à Santa.

Diversos meios e militares da Marinha garantiram a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana. Cerca de 1,3 mil militares do Exército também atuam para garantir a segurança dos romeiros e a fluidez das principais romarias da festividade. A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou demonstração aérea nos céus de Belém.

O trabalho das Forças Armadas ocorre em parceria com a diretoria da festa, os órgãos de segurança pública e as demais agências de apoio ao Círio de Nazaré.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).