A Marinha do Brasil marcou presença em um evento de grande importância em Londres, no Reino Unido, onde especialistas de todo o mundo se reuniram para discutir as tendências estratégicas em Defesa. Nossa delegação, liderada pelo Contra-Almirante José Cláudio Oliveira Macedo, Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, teve a honra de representar o país nesse simpósio de destaque. Saiba mais sobre as conclusões e projeções desse encontro que promete moldar o futuro da segurança global.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Olhar para o Futuro da Defesa

O Findings and Insights Symposium, promovido pelo Centro de Desenvolvimento, Conceitos e Doutrina do Ministério da Defesa do Reino Unido (DCDC), teve como objetivo principal apresentar um panorama completo das principais conclusões e análises que serão incorporadas na 7ª edição da publicação Global Strategic Trends (GST). Essa publicação é considerada uma referência mundial em estudos e debates na área de Defesa, abordando cenários prospectivos globais, regionais e temáticos.

Parceria e Intercâmbio Internacional

O evento não apenas proporcionou uma visão clara das tendências futuras em Defesa, mas também reforçou a parceria entre a Marinha do Brasil e o DCDC do Reino Unido. Essa colaboração já tem rendido frutos significativos para ambas as partes e é vista como uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento e experiência na área de segurança global.

Delegação Brasileira de Destaque

Além do Contra-Almirante José Cláudio, a delegação brasileira contou com representantes de alto nível, como o Capitão de Mar e Guerra Sergio Eduardo Fernandes Luiz, Adido de Defesa e Naval do Brasil no Reino Unido e Noruega; o Professor Vinícius Mariano de Carvalho, Vice-Decano e Professor de Ciências Sociais e Políticas Públicas do King’s College London e colaborador da Escola de Guerra Naval brasileira; e o Capitão de Fragata Juarez Cerqueira Ferreira, oficial da Marinha do Brasil em intercâmbio no DCDC.

Esse encontro internacional reafirma o compromisso do Brasil em acompanhar as tendências globais em Defesa e contribuir ativamente para a construção de um futuro mais seguro e estável para todos os países do mundo.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).