Comandante do 4º Distrito Naval, Diretor de Portos e Costas e Capitão dos Portos do Maranhão, acompanhados do Reitor do IFMA e demais autoridades do Maranhão

Foi realizada, no dia 1° de fevereiro, em São Luís (MA), a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Marinha e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Na ocasião, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e o Reitor do IFMA, Professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, firmaram compromisso para que o Campus São Luís – Maracanã ministre os cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) – 3º Grupo – Pescadores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os ACT têm como objeto a acreditação das instituições que compõem o Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica para ministrar cursos para Aquaviários, notadamente os do 3º Grupo – Pescadores e, assim, complementar a capacidade de formação de Aquaviários, responsabilidade exclusiva da Marinha por meio do Sistema de Ensino Profissional Marítimo.

A concretização da parceria firmada entre o IFMA e a Marinha, por meio do acordo de cooperação técnica n° 02/2022, possibilitará a capacitação de 570 profissionais pescadores no estado do Maranhão ao longo de cinco anos de sua vigência. Com o total de 112 horas-aula, o curso de formação de Aquaviário Pescador será ministrado no Campus São Luís – Maracanã, associando a expertise da Força com a qualidade técnico-pedagógica do IFMA.

O Acordo assinado entre o IFMA e a DPC vem ao encontro da grande expectativa da comunidade maranhense para formação de Pescadores; e trará reflexos a curto, médio e longo prazo na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição ambiental causada por embarcações, preocupações precípuas da Autoridade Marítima Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).