A Base Aérea de Manaus (BAMN) testemunhou um marco histórico na aviação militar brasileira. A Tenente Aviadora Mariana de Bustamante Fontes, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, tornou-se a primeira mulher a concluir o Curso de Pilotagem Tática 2023 (CPT 2023), oferecido pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx). Sua formatura, ocorrida no dia 08 de dezembro, representa um avanço significativo na integração entre as Forças Armadas do Brasil, assim como na inclusão de gênero nas operações militares de alta complexidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Curso de Elite

cpt eb

O CPT 2023 destacou-se pela sua natureza interforças, contando com a participação de dois pilotos da Marinha do Brasil, dezesseis do Exército e dois da Força Aérea, incluindo a Tenente Mariana e o Tenente Aviador Matheus Albuquerque Brum de Souza, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1°/11° GAV) – Esquadrão Gavião. O curso, com duração de 11 semanas, abrangeu instruções teóricas e práticas, incluindo pilotagem tática, manobras com frações de helicópteros, voo de montanha e treinamento em diferentes ambientes na aeronave Fennec Avex AS550.

Interoperabilidade e Especialização

Para a Tenente Mariana, a conclusão do curso representa não apenas um avanço pessoal, mas também um passo importante para a interoperabilidade entre o Exército e a Força Aérea Brasileira. O CPT 2023 foi projetado para capacitar pilotos na execução de voo tático, deslocamento em formação, combate ar-ar, uso de armamento axial em helicópteros e planejamento e execução de operações aeromóveis.

Continuidade na Formação de Pilotos

A jornada de Mariana na aviação militar continua em 2024 com o Curso de Piloto de Combate, uma extensão do CPT, focado em habilitar pilotos ao comando de seções, pelotões e esquadrilhas de helicópteros em missões de combate, apoio e logística. Este curso reforça a preparação dos pilotos para desafios complexos e multifacetados nas operações militares.

Visão do Comando

O Coronel de Artilharia Luiz Marcelo Chan Fock de Oliveira, Comandante do CIAVEx, destacou a importância da conclusão bem-sucedida de pilotos da FAB e da Marinha no curso. Segundo ele, isso comprova a eficácia do treinamento interforças e a prontidão dos militares para a defesa da pátria.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).