Mais de mil militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira atuam na Operação Petrópolis, iniciativa desencadeada pelo Ministério da Defesa para apoiar o município da Região Serrana do Rio de Janeiro, que foi atingido por fortes chuvas. As três Forças Armadas compõem o Comando Conjunto Leste, que tem mobilizado diversos meios materiais e pessoais, como gerador, viaturas, ambulâncias, motosserras, bote, trator, retroescavadeiras, equipamentos de comunicações, helicópteros, assim como profissionais de diversas aéreas, incluindo engenheiros e equipes de saúde. No total, são 130 equipamentos empregados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em sete dias, já foram desobstruídas mais de 15 vias públicas principais e secundárias, realizados mais de 520 atendimentos médicos e começaram a ser prestados os apoios para distribuição de donativos que chegam à região de diversas localidades. Por meio do Comando Conjunto Leste, militares das três Forças Armadas estão sendo empregados em ações que englobam o apoio às buscas, desobstrução de vias de acesso, remoção de escombros, controle de trânsito e do espaço aéreo, doação e distribuição de donativos, reconhecimento especializado de engenharia, atendimentos médicos, entre outras atividades operacionais e assistenciais.

Os militares do Comando Conjunto Leste atuam na região em coordenação com os órgãos da Defesa Civil nas instâncias municipal, estadual e federal Desde as primeiras horas do dia 16, quando foi acionado o Destacamento de Resposta Imediata da 4º Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda inf L Mth), localizado em Juiz de Fora (MG), com o apoio do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) sediado em Petrópolis.

Fonte: CML
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).