No dia 16 de dezembro, nas dependências do Núcleo do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (2º B Com GE Sl) ocorreu o descerramento da placa em reconhecimento ao trabalho dos 17 militares pioneiros, que participaram da implantação da mais nova organização militar da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Núcleo do 2º B Com GE Sl está sediado na área patrimonial do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e conta com o apoio administrativo do batalhão desde os primeiros momentos do processo de implantação.

Estiveram presentes o Comandante Militar do Norte, General de Exército Chalella, o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Miranda Filho, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte e Gerente do projeto de implantação do Núcleo 2º B Com GE Sl, General de Brigada O’ de Almeida, comandantes de organizações militares da guarnição de Belém-PA, Capitão Diniz, 1º Comandante Nu 2º B Com GE Sl e os militares pioneiros da nova unidade.

O Núcleo do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva foi ativado por meio da Portaria nº 1557 – Cmt Ex, de 16 de julho de 2021. Nos seus cinco primeiros meses de existência, a unidade de Comunicações já foi empregada em missões operacionais, com destaque especial para a Operação Ágata Norte, operação do Centro de C2 do CCOp/CMN e em diversos estágios de combatentes de selva, nos quais os meios de comunicações empregados em sua plenitude, em apoio ao Comando Militar do Norte.

O trabalho dos pioneiros e dos militares do Comando Militar do Norte, além do apoio do ODG e dos ODS, demonstram o comprometimento e a dedicação desde os estudos iniciais, até o atual estágio de implantação, e espelham a energia, a operacionalidade e a vibração existente na Amazônia Oriental.

Fonte: Comando Militar do Norte

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).