O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC), representado pelo seu Coordenador de Pesquisas, Comandante Cláudio Corrêa, e pela pesquisadora Jéssica Germano, destaca-se como um espaço robusto para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e profissionais. Com um ambiente propício para o estudo e análise de diversos cenários prospectivos, o LSC visa a geração de conhecimento relevante em áreas de interesse da sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades e Produtos do LSC

YouTube video

As atividades do LSC abrangem uma variedade de setores. Do desenvolvimento de projetos de pesquisa à criação de parcerias estratégicas, o laboratório é um elemento chave para a expansão do conhecimento marítimo. Os principais produtos desenvolvidos vão desde publicações acadêmicas, estudos prospectivos em defesa a softwares de simulação, todos com o objetivo de contribuir para a compreensão dos desafios e oportunidades no domínio marítimo.

Projeto “Sementes do Futuro”

Entre os projetos desenvolvidos pelo LSC, destaca-se o “Sementes do Futuro”. Este projeto engloba uma série de iniciativas que visam a promoção do estudo e a valorização do ambiente marítimo, preparando as futuras gerações para as oportunidades e desafios desse setor. Com abordagens inovadoras, o projeto está em consonância com os objetivos estratégicos do laboratório.

Parcerias e Colaborações

Além disso, o LSC mantém diversas parcerias, tanto com entidades acadêmicas como com organizações profissionais. Essas colaborações permitem o compartilhamento de recursos e conhecimentos, favorecendo o alcance de resultados significativos nas pesquisas realizadas.

O Comandante Cláudio Corrêa, além de coordenar o LSC, também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN). Já a pesquisadora Jéssica Germano, contribui para o laboratório ao mesmo tempo em que desenvolve seu doutorado no PPGEM.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).