Entre os dias 18 e 21 de abril, cerca de 35 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores (BFNIF) tiveram a oportunidade única de participar da Copa do Mundo de Jogos Digitais. O evento, que ocorreu no Ginásio Gilberto Cardoso na cidade do Rio de Janeiro, contou com a coordenação da Marinha e organização da Confederação Brasileira de Games e Esportes, proporcionando uma plataforma excepcional para os jovens conhecerem de perto o emocionante mundo dos jogos eletrônicos competitivos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Enriquecimento através da experiência digital

imagem 2024 04 29 063755496

Os alunos do PROFESP da BFNIF puderam explorar as diversas facetas da competição digital, aprendendo sobre as metodologias de execução dos jogos eletrônicos e ganhando insights sobre o ambiente virtual onde essas disputas ocorrem. Esta experiência não só enriqueceu seu entendimento sobre a indústria de jogos, mas também serviu como uma janela para as potenciais carreiras tecnológicas no crescente campo dos eSports.

Contribuições socioeducativas do PROFESP

O PROFESP na BFNIF é um programa significativo que atualmente beneficia cerca de 200 alunos de três escolas municipais da cidade de São Gonçalo (RJ). Ao longo do ano, esses jovens participam de diversas atividades socioeducativas, que são parte do compromisso da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais com a responsabilidade social. O envolvimento desses alunos em eventos como a Copa do Mundo de Jogos Digitais é um testemunho do empenho do programa em fornecer experiências que ampliem seus horizontes e habilidades de forma construtiva e educativa.

Impacto e perspectivas futuras

A presença dos alunos do PROFESP na Copa do Mundo de Jogos Digitais destacou a importância de integrar tecnologia e educação como meio de engajamento e desenvolvimento juvenil. Este evento não apenas motivou os jovens a considerar novas possibilidades dentro do setor de tecnologia, mas também reforçou a relevância dos jogos eletrônicos como uma ferramenta educacional e uma carreira viável. Com o sucesso dessa iniciativa, espera-se que mais oportunidades como esta sejam exploradas para beneficiar ainda mais jovens, incentivando-os a participar ativamente no mundo digital.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).