No dia 25 de abril de 2024, um grupo de adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), teve a oportunidade única de visitar o Cristo Redentor, um dos símbolos mais emblemáticos do Brasil e reconhecido mundialmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Descobrindo o Cristo Redentor

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, no topo do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor não é apenas uma maravilha da engenharia, mas também um ponto de encontro cultural e espiritual que atrai milhões de visitantes cada ano. Para os jovens do PROFESP, a visita começou com uma emocionante viagem na locomotiva elétrica que corta a exuberante Floresta da Tijuca, proporcionando uma vista espetacular da cidade e uma imersão na Mata Atlântica preservada.

O Impacto do PROFESP na Vida dos Adolescentes

O PROFESP, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com as Forças Armadas e a Pastoral do Menor, tem como objetivo oferecer atividades educacionais e recreativas que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e pessoal dos jovens. Atendendo mais de duzentos adolescentes em dois turnos, o programa no CIAMPA foca no desenvolvimento integral dos jovens, proporcionando-lhes oportunidades de aprender e crescer fora do ambiente escolar convencional.

Significado da Visita ao Cristo Redentor

Visitar o Cristo Redentor foi uma experiência de aprendizado viva para os adolescentes, que puderam não só apreciar a grandeza do monumento, mas também compreender sua importância cultural e histórica para o Brasil e para o mundo. Esta atividade está alinhada com os objetivos do PROFESP de enriquecer a educação dos jovens através de experiências práticas e inspiradoras que fortalecem seu conhecimento e respeito pela cultura e história brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).