O concurso da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), estatal vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Marinha, recebeu a inscrição de 9.897 candidatos. O cronograma do concurso prevê divulgação dos locais de prova no dia 23 de março e aplicação no dia 27 de março.
Segundo o Instituto Selecon, organizador do concurso, o cargo de assistente administrativo, de nível médio, atraiu o maior número de candidatos: 1.453. Entre os cargos de nível superior com maior número de inscrições estão: engenheiro mecânico (1.112), engenheiro de produção (681), engenheiro químico (551), analista de administração (473) e engenheiro eletricista (465).
O concurso, cujas inscrições estiveram abertas de 29 de janeiro a 6 de março, oferece 140 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio, técnico e superior. As vagas são para trabalhar nas unidades do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.
O concurso terá prova objetiva, discursiva (redação) e avaliação de títulos. As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com o cargo.
O edital nº 01/2022, seus anexos e retificações estão publicados no site da Amazul e no site da Selecon pelos links:
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).