Segurança das aeronaves! É assim que se pode definir a atividade de inspeção em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). E, para exaltar a importância da atividade, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, na quinta-feira (10/11), a cerimônia militar de diplomação do curso de inspeção em voo, em sessão solene realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes na diplomação, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; além de Oficiais da FAB e autoridades civis e militares.i22111113263002039

“A principal função do DECEA e da Força Aérea é a responsabilidade com a segurança da navegação aérea e isso envolve todos os elos do sistema. A importância desse serviço prestado pela FAB está em ser fidedigno com a realidade que traz segurança para os usuários, os passageiros e para os operadores do sistema. Isso tem uma importância muito relevante para o nosso país”, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Fiorentini.

i22111113263108414Na ocasião, a Capitão Aviadora Caroline Pedretti Gonzaga, primeira colocada do curso, com média final 10, recebeu o diploma de conclusão. “É uma imensa satisfação de poder fazer parte desse grupo tão seleto que contribuiu sobremaneira para a segurança da navegação aérea do nosso país”, disse.

A solenidade foi marcada, ainda, pela entrega do título de Piloto Inspetor Honorário, ao Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, ao Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira e ao Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

i22111113263708199O Comandante do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, ao realizar a entrega dos distintivos de Piloto Inspetor Honorário, descreveu a atividade e destacou a sua importância para a segurança das aeronaves em circulação no país. “A atividade de inspeção em voo é uma missão de Força Aérea responsável pela garantia da qualidade de operação de todos os auxílios e procedimentos de navegação aérea no Brasil, que são utilizados pelas aeronaves militares e civis, nacionais e estrangeiras. A responsabilidade do piloto inspetor, como autoridade técnica, é manter o funcionamento de todos esses auxílios”, concluiu.

Clique aqui e veja como foi a cerimônia de diplomação.

Fotos: Luiz Eduardo Perez / DECEA e Soldado Cesar/ICEA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).