Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto Militar de Engenharia (IME) sediou o Curso de Qualificação de Socorrista ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira de Resende (RJ). A modalidade foi  Resgate Terrestre 2022, desenvolvida nas dependências do Parque de Instrução Ricardo Franco (PIRF), no período de 17 a 21 de outubro. O curso teve como objetivo qualificar profissionais de saúde de diversas unidades militares da guarnição e do corpo permanente do IME, com instruções de primeiros socorros, suporte básico de vida e atendimento pré-hospitalar. Além disso, promoveu a integração com outras unidades militares, fortaleceu o espírito de corpo e desenvolveu os atributos da área afetiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A carga horária foi dividida em diversas atividades técnico-operacionais e oficinas. Assim, os participantes construíram noções sobre procedimentos para remoção e transporte de vítimas, combate a incêndio, manobras, entre outras técnicas de socorro. O ponto alto do curso foram as oficinas de técnicas de rapel, importantes para resgates em situações mais complexas.

Qualificaram-se, na jornada, cinco militares do Hospital Central do Exército (HCE), quatro da Bateria de Comando e Serviços da Fortaleza de São João (Bia C Sv/FSJ), três da Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV), dois do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), três do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), um da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), 27 do Instituto Militar de Engenharia (IME) e um da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ).

Fonte: IME

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).