Brasília (DF) – A Diretoria de Serviço Geográfico realizou, no período de 18 a 21 de outubro, a XLII Reunião de Comando do Serviço Geográfico, ocorrida anualmente no Auditório da Diretoria, no Quartel-General do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro realizou a abertura do evento, acompanhado do Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Marcis Gualberto Mendonça Júnior. Ato contínuo, o General Marcis destacou a importância da atividade e elencou alguns dos seus objetivos, dentre os quais o de incrementar as ações de planejamento, integração e controle sobre as organizações militares diretamente subordinadas, homogeneizar condutas técnicas e administrativas no âmbito do Serviço Geográfico e promover a melhoria da produção cartográfica.

Participaram da reunião os chefes dos cinco Centros de Geoinformação (CGEO), os chefes das Divisões de Geoinformação dos CGEO, os chefes de Seção da Diretoria de Serviço Geográfico e palestrantes de diversos órgãos, como Ministério da Defesa, Instituto Militar de Engenharia, 2ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, Diretoria de Obras Militares, Departamento de Ciência e Tecnologia e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

 

Fonte: Diretoria do Serviço Geográfico

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).