Rio de Janeiro (RJ) – No dia 29 de setembro, o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a solenidade de conclusão dos cursos de pós-graduação. Nela foram diplomados 109 mestres e 21 doutores, civis e militares, e certificados 41 especialistas em transporte ferroviário de carga.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A seção solene foi presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves, que, em suas palavras, destacou o pioneirismo do IME, com ações visando a implementação do primeiro mestrado híbrido no Brasil; e o programa “IME 1000” objetivando aumentar substancialmente a quantidade de alunos, sobretudo civis, nos programas de pós-graduações do Instituto, o que contribuirá com a geração de inovações em assuntos de interesse da Força Terrestre. O Chefe do DCT agradeceu entes do Exército, como o Escritório de Projetos (EPEx) e o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), cujos apoios vêm possibilitando ao IME consolidar-se como escola corporativa e a ampliar a quantidade de matriculas de militares da linha bélica em seus cursos de pós-graduação e de extensão, bem como ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) pelo fomento às atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no IME, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O Comandante do IME, General de Brigada Juraci Ferreira Galdino, agradeceu o apoio do DCT no sentido de auferir as melhores condições para o IME cumprir suas missões de formar, graduar e pós-graduar militares e civis em áreas de interesse do Exército; agradeceu os fomentos cumprimento da missão, bem como ao corpo docente pela tão almejada nota máxima obtida pelo programa de pós-graduação em Ciências dos Materiais neste ciclo de avaliações da CAPES.

A solenidade foi marcada por um momento de grande emoção, quando o General Amin e o General Galdino entregaram o Diploma, in memória, aos pais da Mestre em Ciências dos Materiais Débora de Lima Alves. Apesar de acometida de enfermidade grave, Débora prosseguiu nos seus estudos e concretizou seu sonho de criança ao concluir um curso neste Instituto. Seus exemplos de dedicação e de determinação ficarão eternizados, ao ter seu nome forjado, juntamente com os dos demais 170 novos pós-graduados da Casa do Engenheiro Militar, em placas a serem afixadas nas paredes desse tradicional, pioneiro e proeminente Estabelecimento de Ensino, legítimo herdeiro da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792, a primeira escola de engenharia das américas e a terceira do mundo.

Fonte: Instituto Militar de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).