Fruto de parceria com o Ministério da Defesa, o Instituto de Análises de Defesa (IDA, sigla de Institute for Defense Analyses) desenvolve um trabalho junto à Escola Superior de Defesa (ESD), voltado à preparação para desafios acadêmicos futuros, no que tange aos estudos de Defesa, com ações voltadas para a identificação de prioridades estratégicas, mapeamento de competências e gestão do conhecimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2023-02-02 at 19.38.04 (2).jpeg

A apresentação preliminar da análise ocorreu nesta quinta-feira (2), em Brasília (DF), e contou com a presença do Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, do Chefe do Departamento Acadêmico da ESD, General Teche, além de pesquisadores do IDA e da ESD. Os objetivos da parceria são balizados pelo documento denominado Plano de Ação Nacional (PAN), que, por sua vez, integra o Programa Global de Reforma de Defesa (PGRD), com ações desenvolvidas em 2022/2023.

WhatsApp Image 2023-02-02 at 19.38.04.jpeg

A pesquisa e a análise dos dados foram lideradas pelas professoras Laura R. Cleary e Terri Walsh, e basearam-se em entrevistas com representantes do Corpo Permanente da ESD.

WhatsApp Image 2023-02-02 at 19.38.04 (3).jpeg

O IDA é uma corporação americana sem fins lucrativos, que administra três centros de pesquisa e desenvolvimento voltados para questões de segurança nacional, em especial aquelas que exigem conhecimentos científicos, técnicos e analíticos.

As pesquisadoras do IDA ainda participarão da Semana Pedagógica da ESD, evento direcionado aos docentes, que ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro. O encontro capacitará militares e civis acerca de metodologias de ensino que serão utilizadas ao longo do ano de 2023.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).