Entre os dias 7 e 8 de novembro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) sediou o 8º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e do Ministério da Defesa. Organizado pela Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e coordenado pela Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa, o evento anual visa promover a integração de estudantes e pesquisadores das instituições militares de ensino superior, reforçando a educação e a cultura de defesa na sociedade brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dinâmica do Seminário e Concurso de Artigos Científicos

Durante o seminário, ocorreram diversas apresentações, debates e momentos de integração. Um dos destaques foi o concurso de artigos científicos, abrangendo as áreas de humanas e científico-tecnológicas, em níveis de mestrado e doutorado. Os trabalhos foram avaliados por um seleto grupo de professores e consultores externos, com a escolha dos três melhores artigos de cada categoria.

Premiações e Menções Honrosas

O reconhecimento da excelência acadêmica foi um dos pontos altos do evento. No primeiro dia, dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) receberam Menções Honrosas do Ministério da Defesa: Jéssica Germano de Lima Silva (Doutorado) e Azlim Noslide (Mestrado). No segundo dia, ocorreu a premiação dos vencedores do concurso de artigos científicos, com destaque para os alunos do PPGEM: Jéssica Germano de Lima Silva conquistou o 2º lugar no doutorado; Capitão de Corveta (T) Zelma Vanessa Dams e Capitão de Fragata Moreno de Queiroz Figueiredo foram premiados no mestrado, respectivamente, em 2º e 3º lugares.

Fomentando a Excelência na Educação Militar

O 8º Seminário dos Programas de Pós-Graduação demonstrou o compromisso das Forças Armadas e do Ministério da Defesa com a educação de alta qualidade e a pesquisa avançada. A premiação dos melhores trabalhos acadêmicos não apenas reconhece o talento individual dos estudantes e militares, mas também ressalta a importância da contínua evolução do pensamento crítico e da inovação no âmbito militar e de defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).