O Instituto Militar de Engenharia (IME) marcou presença na segunda maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites do mundo, a Latin American Space Challenge (LASC), que aconteceu de 24 a 27 de agosto de 2023. A equipe do Programa CEOS, uma iniciativa de espaçomodelismo do IME, conquistou uma posição de destaque, ficando em 6º lugar entre 37 equipes na categoria específica da competição. Além disso, na classificação geral, que incluiu 107 projetos de foguetes, o Programa CEOS garantiu o 14º lugar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Desafio na Cidade de Tatuí, São Paulo

O evento ocorreu na região de Cabo Canavial, na cidade de Tatuí, São Paulo, e atraiu equipes não só de todo o Brasil, mas também de outros países da América Latina, incluindo representantes da Índia e da China. A competição foi dividida em várias categorias, levando em conta a distância e o tipo de combustível utilizado nos artefatos.

Engenharia e Inovação na Criação de Minifoguetes

O desenvolvimento de minifoguetes é uma verdadeira proeza da engenharia, envolvendo diferentes áreas, como engenharia mecânica, química, elétrica e de materiais. As atividades do Programa CEOS estão em total consonância com os programas estratégicos do Exército, especialmente no campo de mísseis e foguetes. Esse destaque reforça o compromisso do IME com a pesquisa e inovação no campo da engenharia espacial.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).