O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) celebrou seu octogésimo primeiro aniversário no Pátio do Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A solenidade, que aconteceu no dia 04/11, contou com homenagens, entrega de títulos e descerramento de placas. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, recebido pelo Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Madureira destacou a importância da Organização e dos profissionais que nela trabalham diariamente: “Evolução é a palavra-chave. Devemos, cada vez mais, seguir o exemplo de nossos antecessores e prosseguir preservando os valores da nossa instituição. Na data de hoje, o III COMAR dedica suas homenagens ao seu fator humano representado aqui pelos homens e mulheres que mantêm o mais elevado grau de comprometimento, espírito de corpo e companheirismo e neste dia cerram fileiras e enaltecem ainda mais esta cerimônia”, discursou o Oficial-General.

O efetivo do III COMAR e o Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro integraram a tropa, comandada pelo Tenente-Coronel Aviador Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto. Ex-comandantes do III COMAR, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro e autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade.i2211715272801960

Honras

Na solenidade, foram os títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e a Medalha Mérito Militar. A condecoração tem a finalidade de distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea. Já a Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

i2211715271003207Na véspera do evento, o efetivo do III COMAR ainda participou do descerramento das placas de Graduado-Padrão e Praça-Padrão, que homenageou a Suboficial Jussara Ferreira Pereira e o Soldado Davi Baptista Coutinho. Os militares se destacaram por seu comprometimento com o trabalho, iniciativa, apresentação pessoal, liderança e espírito de corpo demonstrados em 2022.

Sobre o III COMAR

O aniversário da Organização Militar ocorreu no dia 25 de outubro. Ativada em 1941, em um cenário da Segunda Guerra Mundial, nove meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, a chamada 3ª Zona Aérea era sediada no Campo dos Afonsos. Com o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira, sua localização, subordinação e nomenclatura passaram por diversas modificações.

Hoje, o III COMAR tem como missão ser referência regional do Comando da Aeronáutica e supervisionar os processos finalísticos e os processos de gestão e suporte afetos aos meios de Força Aérea sediados, deslocados ou em trânsito em sua área de responsabilidade (estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Fotos: Perez – DECEA / Sargento Carla Fernandes – III COMAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).