Alunos do I Curso de Verão do PPGBM durante as aulas práticas de produtos naturais marinhos

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, foi realizado o I Curso de Verão do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) associado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso foi ministrado na modalidade híbrida e teve como principal objetivo a formação de recursos humanos, abrangendo graduandos em diferentes áreas, como Biologia, Biomedicina, Oceanografia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automação, Química, Odontologia, Farmácia, Nutrição e Medicina Veterinária. Foram inscritos 158 alunos para as aulas teóricas online e 20 alunos para as atividades práticas, nos laboratórios do Departamento de Biotecnologia Marinha do IEAPM em Arraial do Cabo (RJ).

O evento foi aberto pelo Diretor do IEAPM, Capitão de Mar e Guerra Carlos Uendel de Souza Vituriano, e contou com a participação da Superintendente de Pós-Graduação, Dra. Maria Helena Campos Baeta Neves, e do Coordenador da Pós-Graduação, Dr. Ricardo Coutinho. A coordenação do curso ficou sob responsabilidade da Dra. Giselle Faria Lopes e da Primeiro-Tenente (T) Louisi Souza de Oliveira, docentes permanentes do PPGBM. Na ocasião, alunos e professores egressos do PPGBM também participaram do curso.

A programação incluiu palestras da Dra. Sabrina Martinez do Senai-Cimatec de Salvador (BA), do Dr. Bruno Francesco da UFF, ambos vinculados ao PPGBM, e da Dra. Ana Carolina Guimarães da Fundação Oswaldo Cruz, possibilitando o estreitamento de colaborações científicas entre as instituições. No curso foram abordados tópicos como Biodiversidade, Bioinformática, DNA ambiental, Virologia Marinha, Produtos Naturais com ação Antibiótica e Anticâncer, Desenvolvimento de Bioplástico e Tecnologias Anti-incrustantes. Além disso, os alunos fizeram uma experiência de Mergulho Científico e desenvolveram estudos nas áreas de Microbiologia Marinha e Produtos Naturais Marinhos, com ênfase em Biorremediação e agentes Anti-incrustantes.

alunos durante a aula pratica de metodos de campo para estudo de comunidades
Alunos realizam aula prática de métodos de campo para estudo de comunidades bentônicas

O PPGBM oferece anualmente Cursos de Verão e de Inverno para divulgar as linhas de pesquisa do Departamento de Biotecnologia Marinha e motivar jovens talentos. Para mais informações: [email protected].

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).