Rio de Janeiro (RJ) – A I Jornada Científica de Avaliação Psicológica (JCAP) do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), realizada de forma presencial, no dia 26 de outubro, discorreu sobre o tema: “A Avaliação Psicológica do Futuro e o Futuro da Avaliação Psicológica”, abordando temas relacionados à avaliação psicológica nas Forças Armadas e instituições de segurança pública, bem como no uso de tecnologias digitais em testes psicológicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento teve a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, dos Diretores do Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM) e do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), Instituições Congêneres ao CPAEx, bem como psicólogos militares e civis renomados no meio acadêmico.

A I JCAP  promoveu um fórum de discussão técnico-científica na área da avaliação psicológica, dando ênfase para a construção de instrumentos de avaliação psicológica para uso em processos seletivos. Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao uso de tecnologias digitais nas avaliações psicológicas. Os subsídios obtidos no evento serão usados para otimizar as atividades do CPAEx nas avaliações psicológicas dos concursos, processos seletivos internos e “Projeto Avaliação Psicológica Digital”.

Um marco na trajetória, o Centro de Psicologia Aplicada do Exército agradece aos convidados e ao público que prestigiaram esse evento. Foi  uma experiência que permitiu a integração dos saberes em exposições ricas em conhecimento teórico e preciosas vivências de conhecimento.

Fonte: CPAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).