No dia 17 de agosto, no 7º Grupo de Artilharia de Campanha, Regimento Olinda, uma solenidade especial foi realizada. O evento foi uma homenagem aos mortos no afundamento dos navios Baependi e Itagiba, ocorridos nos dias 15 e 17 de agosto de 1942, respectivamente. Esses ataques, que vitimaram muitos civis e 132 militares, foram os atos de hostilidade que levaram o Brasil a declarar Guerra contra os países do Eixo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Heróis que Moldaram o Futuro

Entre os militares vitimados estavam aqueles que iriam formar o 7°GADo, atual 7°GAC. Inclusive, o futuro comandante, o Major Landerico, estava entre eles. Esses homens não são apenas números; são heróis que, com seu sacrifício, moldaram o curso da história brasileira durante um dos períodos mais sombrios da história mundial.

A Associação dos Veteranos: Memória Viva

Snapinsta.app 368163076 3222442191390631 8839826330108491254 n 1080

A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pernambuco (ANVFEB PE) marcou presença no evento. Entre os associados estavam Rigoberto Júnior (Vice Presidente), o Cel R1 André Monteiro (Relações Institucionais), o TEN R2 Dennis Mocock e o TEN R2 Luiz Gondim (Assessores Culturais), além dos colaboradores Ricardo Fernandes e Jonas Calixto. Eles representam a memória viva daqueles que lutaram e servem como um elo vital entre o passado e o presente.

Uma Cerimônia de Respeito e Educação

Snapinsta.app 368533864 1618586665297992 8183296076895056621 n 1080

A solenidade foi presidida pelo Comandante do 7º GAC, que destacou a importância dos feitos pelos que nos antecederam. Em um gesto simbólico e emocionante, ele colocou flores na placa localizada na entrada do Pavilhão Comando, que homenageia os mortos. Além dos militares e veteranos, o evento contou com a presença especial de alunos da Escola Estadual Argentina Castelo Branco, mostrando que a memória desses heróis é uma lição viva para as novas gerações.

O Legado que Permanece

A solenidade em Olinda não foi apenas um evento formal. Foi um momento de profundo respeito e gratidão aos que deram suas vidas em defesa do Brasil. Em tempos de paz, é essencial lembrar os sacrifícios feitos em tempos de guerra, para que as futuras gerações possam compreender o preço da liberdade e da paz que desfrutamos hoje.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).