O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no dia 1º de dezembro de 2021, uma solenidade para rememorar as vítimas da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia, realizada na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, teve como principais objetivos enaltecer os valores democráticos e repudiar a tentativa de imposição de um regime totalitário no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a homenagem, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, realizou a aposição de uma coroa de flores junto ao mausoléu. Foram realizados, ainda, a chamada nominal de todas as vítimas que tombaram naquela ocasião, o toque de silêncio e uma salva de gala executada por uma bateria de obuses do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola.

A atividade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do CML, General de Brigada Sergio Borges Medeiros da Silva e de Oficiais Generais, Chefes de Estado-Maior, Chefes de Gabinete e Comandantes das Organizações Militares das Guarnições do Rio de Janeiro, da Vila Militar e de Niterói.

Neste ano, a atividade não foi realizada no dia 27 de novembro, quando se rememora a Intentona Comunista, em virtude da impossibilidade de comparecimento das principais autoridades militares, uma vez que estas estavam presentes à solenidade de declaração dos novos Aspirantes a Oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ocorrida nessa data.

WhatsApp Image 2021 12 01 at 161948 1 WhatsApp Image 2021 12 01 at 161939 WhatsApp Image 2021 12 01 at 155200 WhatsApp Image 2021 12 01 at 161939 2 WhatsApp Image 2021 12 01 at 161939 1

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).