blank

No dia 30 de novembro, o Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs – 9ª Bda Inf Mtz) – realizou a solenidade em comemoração ao seu 76º aniversário no pátio do Quartel Histórico do Realengo, transcorrido no dia 11 de novembro.

A formatura presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, contou com a presença do Comandante da 8ª Região Militar e Eterno Comandante do GUEs – 9ª Bda Inf Mtz, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste (CML), General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva,  e do Comandante do GUEs – 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General de Divivisão Vasconcellos dirigiu-se a tropa e ressaltou a vocação da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada em apoiar as unidades de ensino, assim como, em ser um poderoso instrumento de combate.

Foram agraciados os militares que se destacaram em suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) ao GUEs – 9ª Bda Inf Mtz, durante o ano de 2021. Após a solenidade, os convidados e militares das OMDS assistiram a apresentação das bandas de música do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado Escola – “Regimento Sampaio” (1º BI Mec Es), 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola – “Regimento Avaí” (2º BI Mtz Es) e do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola – “Regimento Escola de Infantaria” (57º BI Mtz Es). O repertório homenageou o Brasil, a cidade do Rio de Janeiro e os heróis da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada que lutaram nas principais batalhas do Exército Brasileiro, além de tocarem músicas de bandas que perpassam gerações.

Atualmente, a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada é considerada uma das maiores brigadas em termos de poder de combate do Exército Brasileiro e a única Brigada de Infantaria a possuir um Regimento de Cavalaria Mecanizado e um Batalhão de Comunicações em sua composição. Ela integra a Força de Emprego Geral Prioritária do Exército Brasileiro, podendo ser empregada em qualquer parte do Território Nacional.

Fonte: GUEs – 9ª Bda Inf Mtz