Você já se perguntou quem são os heróis que arriscam suas vidas para salvar pessoas em perigo no mar? Pois bem, o Centro de Adestramento de Aratu (CAARATU) está formando uma nova geração desses heróis. Iniciada no dia 11 de setembro, a sexta turma do Curso Expedito de Natação de Resgate está em pleno andamento. Este programa de treinamento de três semanas é uma iniciativa crucial para preparar oficiais e praças da Marinha do Brasil (MB) para atuar em situações de emergência no ambiente marítimo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Que Aprendem os Futuros Heróis do Mar

O curso não é para os fracos de coração. Ele é ministrado por instrutores especializados do Grupo de Mergulho da Base Naval de Aratu (BNA). Os militares são treinados para desempenhar tarefas críticas que vão muito além do simples ato de nadar. Eles aprendem a auxiliar no escape e resgate de tripulantes de aeronaves que sofreram acidentes no mar, a prestar primeiros socorros a vítimas de afogamento e até mesmo a efetuar o resgate de pessoal em operações específicas, conhecidas como “fainas de homem ao mar”. Em outras palavras, eles se tornam nadadores de resgate altamente qualificados.

Por Que Este Treinamento é Vital

Em um país com uma costa tão extensa como o Brasil, a importância de ter profissionais altamente treinados para atuar em situações de emergência no mar não pode ser subestimada. O curso oferecido pelo CAARATU é mais do que um treinamento; é um investimento na segurança e bem-estar da população. Ele garante que, em caso de acidentes marítimos, haverá pessoal qualificado para agir rapidamente e minimizar perdas humanas.

O Legado da Sexta Turma

Ao concluir o curso, os militares não apenas ganham uma nova habilidade; eles se tornam parte de um legado. Um legado de homens e mulheres dedicados a salvaguardar a vida humana em acidentes no mar. Eles se juntam a uma longa linha de profissionais que, ao longo dos anos, têm sido os verdadeiros heróis do mar, prontos para agir quando o dever chamar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).