Cooperação entre Brasil e Camarões durante a “Guinex-II”

O Grupo-Tarefa (GT) da “Guinex-II”, a bordo da Fragata “União” (F45), realizou exercícios com a Marinha Nacional de Camarões (MNC), no período de 15 a 18 de julho, em Kribi. Anteriormente, o navio havia passado por São Tomé e Príncipe, onde fez ação de presença na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), navegando por todo o entorno daquele país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Fragata “União” e o CNS Dipikar (P107) realizaram o exercício de abordagem cooperativa no mar. O destacamento de abordagem do GT foi enviado ao navio camaronês para realizar adestramentos com o Grupo de Visita e Inspeção (GVI) daquele navio e, posteriormente, o GVI da F45 realizou a abordagem no P107, a fim de demonstrar os procedimentos utilizados pela Marinha do Brasil (MB) em tal situação. Um oficial do CNS Dipikar acompanhou todo o evento no navio brasileiro.

Os comandantes, oficiais de operações e de comunicações dos dois navios da MNC que, pela primeira vez, atravessarão o Atlântico para participar da Operação “Unitas” e das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em setembro deste ano, foram recebidos a bordo da Fragata “União” para reuniões de assessoria no planejamento da travessia. Houve também visitas protocolares às autoridades locais e outros eventos oficiais.

O esforço da MNC para receber, apoiar e operar com a MB demonstra que as ações combinadas proporcionam um sólido ambiente de cooperação entre os países componentes do entorno estratégico brasileiro. A participação de diversos militares camaroneses em cursos de formação no Brasil representa um grande investimento e parceria naquilo que há de mais importante, o material humano.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).