A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por sua rica cultura e diversidade. E, surpreendentemente, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) mostrou que também é um berço de talentos literários. Entre os dias 03 e 06 de outubro, a GM-Rio realizou uma Semana Literária especial, onde guardas municipais tiveram a oportunidade de apresentar suas obras. Coordenada pela Assessoria de Cerimonial e Eventos, a iniciativa teve como principal objetivo valorizar os talentos internos e promover o desenvolvimento social e cultural dos servidores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diversidade de Temas e Experiências

Quatro guardas municipais brilharam durante a semana, apresentando obras que abordam desde o universo operacional da profissão até experiências pessoais e vivências variadas.

WhatsApp Image 2023 10 07 at 06.32.04 1

O subinspetor Sacramento Santos, por exemplo, trouxe ao público o livro “Guarda Municipal – Do Rio de Janeiro para o Brasil”, que aborda o universo ocupacional da profissão.

WhatsApp Image 2023 10 07 at 06.32.03

Já o GM Noel Garcia apresentou “O caminho sem rumo. Con-s-ciência sem ciência”.

WhatsApp Image 2023 10 07 at 06.32.04

O GM Jordahn Lessa compartilhou sua obra “Missão Vencer. Nós não nascemos para ser um nada”.

WhatsApp Image 2023 10 07 at 06.32.05

Por fim, a GM Adriana Veridiana emocionou com “Raízes. As MariAmas”, uma obra que reflete seu olhar humano e cultural.

A Importância da Iniciativa

Para a GM Adriana Veridiana, eventos como a Semana Literária são essenciais para a autoestima dos servidores. “Independente das circunstâncias, é um incentivo para que a gente não desista”, destaca. Além disso, ela ressalta que a iniciativa permite que guardas municipais compartilhem seus trabalhos com a instituição e colegas, enriquecendo a todos. “Com nossas obras, podemos deixar sementes para frutificar”, completa Adriana.

Cultura e Interação com o Público

A Semana Literária não foi apenas um evento interno. Realizada no Salão Nobre da GM-Rio, a iniciativa foi aberta ao público em geral, permitindo que os cariocas conhecessem de perto os talentos literários da instituição. Em cada dia do evento, um dos autores teve a oportunidade de expor suas obras e interagir com o público em uma sessão de autógrafos, fortalecendo a relação entre a Guarda Municipal e a comunidade.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).