O Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional (SADSN/GSI/PR), Brigadeiro Claudio Wilson Saturnino Alves, foi recebido pelo Dr. Luis Flávio Zampronha, Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (DICOR/PF), em visita técnica à Unidade de Coordenação Nacional da Polícia Federal da Operação Turquesa III, que funcionou no Centro de Cooperação Policial Internacional – CCPI, na Superintendência da PF do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A referida Operação, liderada pela INTERPOL, teve como foco a repressão a crimes de contrabando de imigrantes e tráfico ilegal de pessoas por meio de cooperação policial internacional, que contou com a participação de 40 países na edição de 2021.

Operação Turquesa III.jpg
Coordenação das ações na Operação Turquesa III

Importante ressaltar que dentre as competências da SADSN/GSI/PR se inserem temas como a integração fronteiriça, direitos humanos e imigração, tendo sido a visita ainda relevante no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras – PPIF, instituído para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão aos crimes transfronteiriços.

Operação Turquesa III 2.jpg
Participação da SADSN/GSI/PR na Operação Turquesa III

Os resultados da Operação Turquesa III foram oficialmente divulgados no dia 15 de dezembro pelo organismo internacional. Nas Américas, resultou em 216 prisões e na identificação de mais de 10.000 imigrantes irregulares de 61 diferentes países. Os trabalhos no Brasil foram liderados pela Coordenação-Geral de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Direitos Humanos da Polícia Federal (CGMADH) e contou com a participação de diversas unidades federativas, em especial os Estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Fonte: GSI