Entre os dias 8 e 10 de agosto, a cidade de São Paulo foi palco de um importante evento no cenário da segurança internacional: o Fórum Pan-americano de Combate ao Crime Organizado Transnacional. Organizado no Consulado dos Estados Unidos, o encontro contou com a presença de membros da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), reforçando o compromisso do Brasil em fortalecer as ações contra crimes que ultrapassam fronteiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Troca de Experiências e Soluções Conjuntas

imagem 2023 08 25 131839587

O evento, que teve iniciativa do George C. Marshall Center for Security Studies e parceria com o W. J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, reuniu cerca de 60 participantes. Entre eles, autoridades governamentais, magistrados, promotores de justiça e especialistas não apenas do Brasil, mas de toda a América do Sul, além de representantes da Alemanha, Itália e Estados Unidos. O principal objetivo do fórum foi compartilhar boas práticas, discutir soluções conjuntas e entender diferentes perspectivas sobre o combate ao crime organizado transnacional, uma ameaça global que exige a união de forças.

Fortalecendo a Cooperação Internacional

O combate ao crime organizado transnacional não é tarefa fácil. Requer cooperação, troca de informações e ações conjuntas. E é exatamente isso que o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) busca promover. O evento em São Paulo serviu para reforçar a articulação entre diferentes instituições, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Além disso, destacou-se a importância da cooperação internacional, especialmente com países vizinhos, para prevenir, controlar e reprimir ilícitos que cruzam fronteiras. O GSI, coordenador da governança do PPIF, reforça o compromisso do Brasil nesse combate, trabalhando em conjunto com diversos ministérios e agências federais.

O Futuro da Segurança nas Fronteiras

O GSI-PR desempenha um papel crucial na coordenação e governança do PPIF, um programa que envolve oito Ministérios e 18 agências federais, além do Ministério Público Federal. A união de tantas entidades demonstra a seriedade e o comprometimento do Brasil em garantir a segurança de suas fronteiras e combater o crime organizado transnacional.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).