A celebração do Dia da Marinha e do Escoteiro do Mar ocorreu de maneira singular e cheia de significado na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai). No dia 17 de junho de 2023, a DelItajai teve a honra de receber a visita do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré. A visita teve como objetivo comemorar o dia 11 de junho, uma data muito especial, pois é celebrado tanto o Dia da Marinha quanto o Dia do Escoteiro do Mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recebendo a Nova Geração de Marujos

O grupo, composto por sessenta escoteiros e seus chefes, que variavam em idade de seis a vinte e um anos, desfrutou de uma série de atividades ao longo do dia. A interação foi uma excelente oportunidade para que os jovens escoteiros pudessem mergulhar no universo da Marinha do Brasil, conhecendo um pouco mais sobre as atividades, responsabilidades e desafios de nossos marujos.

Aprendizado e Diversão em Uma Visita Inesquecível

Apresentacao dos meios operativos

As atividades do dia foram repletas de aprendizado e diversão. Os jovens escoteiros assistiram a vídeos institucionais da Marinha do Brasil, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre nós e voltas, essenciais para a vida marítima, e também tiveram a oportunidade de conhecer os meios operativos utilizados pela Marinha. Além disso, eles foram agraciados com um passeio de embarcação, proporcionando uma experiência inesquecível. O dia foi encerrado com o acompanhamento do tradicional Cerimonial à Bandeira, fortalecendo ainda mais os laços com a tradição marítima e o respeito à nossa nação.

Escoteiros do Mar: Os Futuros Guardiões das Nossas Águas

É necessário lembrar que, embora a visita tenha sido um dia de alegria e diversão para os escoteiros, a ocasião também teve um propósito muito maior. Cada atividade realizada contribuiu para a formação desses jovens como futuros defensores do nosso país, transmitindo valores e conhecimentos que os acompanharão por toda a vida. Com essa iniciativa, a Marinha do Brasil reforça seu compromisso em preparar a próxima geração para ser a guardiã das nossas águas, inspirando-os através do exemplo de dedicação e amor ao mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).