O 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) participou, no período de 24 a 27 de outubro, da Operação Treme-Cerrado, realizada no Campo de Instrução de Formosa, em Formosa (GO). A atividade consiste de um grande exercício militar de combate convencional em um contexto de defesa da Pátria, com as finalidades de aprimorar a capacidade de mobilização militar, elevar o nível operacional da tropa e prosseguir com a capacitação dos profissionais, entre outras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Treme-Cerrado contou com a participação de aproximadamente 280 veículos e cerca de 2 mil militares oriundos do Comando de Operações Especiais (COPEsp), da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) e das organizações militares diretamente subordinadas ao Comando Militar do Planalto, além de seu estado-maior.

A 3ª Bda Inf Mtz foi responsável pelo adestramento avançado, que teve início com o apronto operacional, presidido pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, acompanhado do Comandante da 3ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Evandro Luis Lopes  Ferreira.

Fonte: 32º GAC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).