????????????????????????????????????

Rio de Janeiro (RJ) – Em 14 de fevereiro, foi realizado no mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), sob coordenação do Comando Militar do Leste (CML), um Culto Ecumênico em Ação de Graças pelo Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), visando enaltecer o seu ilustre Patrono, o Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva – Frei Orlando.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade religiosa celebrada por Capelães do CML em congraçamento da família militar e proporcionando o fortalecimento da fé entre os militares, teve a presença do General de Brigada Veterano Severino de Ramos Bento da Paixão, Assessor Especial do Departamento de Educação e Cultura do Exército e do General de Brigada Veterano Ernesto de Lima Gil, Chefe da Assessoria de Relações Institucionais do CML. O culto contou ainda com a participação de representações de organizações militares sediadas no Rio de Janeiro. Ao final da cerimônia, uma coroa de flores foi depositada junto às lápides dos militares não identificados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), seguido da execução do toque de silêncio.

Frei Orlando nasceu em 13 de fevereiro de 1913, em Abaeté – MG, em 1944 apresentou-se voluntário para integrar a FEB, falecendo no dia 20 de fevereiro de 1945, no Teatro de Operações da Europa, sendo sepultado no Cemitério Militar de Pistóia, na Itália. Em 1960, com a inauguração do MNMSGM, teve seus restos mortais repatriados e inumados de forma definitiva em solo brasileiro.

Fonte: MNMSGM

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).