No dia 6 de junho, o Corpo de Alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) realizou uma visita ao Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS). O objetivo da visita era proporcionar aos aprendizes a oportunidade de conhecer de perto o processo de construção dos quatro navios previstos no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Durante a visita, eles puderam observar a construção da embarcação, desde a montagem das chapas de aço até a estruturação em blocos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Futuros marinheiros a bordo dos novos navios

Visita dos Aprendizes Marinheiros ao estaleiro tkEBS com a presenca da Equipe de fiscalizacao da EMGEPRON

O passeio foi especialmente relevante para os aprendizes, pois muitos deles trabalharão nesses navios após a incorporação desses meios navais à Marinha. Com a Bandeira do Brasil hasteada, esses navios estarão prontos para defender os interesses nacionais no mar. Um total de 134 aprendizes-marinheiros, incluindo 45 mulheres, demonstraram motivação e interesse em conhecer os futuros navios-escolta do Núcleo do Poder Naval.

Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT)

Iniciado em 2017, o PFCT é um dos Programas Estratégicos da Marinha do Brasil. Previsto no Plano Nacional de Defesa e no Plano Estratégico da Marinha, seu propósito é promover a renovação da Esquadra com navios modernos, construídos em estaleiro nacional. O programa também conta com o gerenciamento e fiscalização das Equipes da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).

O significado dessa visita

A visita ao estaleiro é uma oportunidade única para os futuros marinheiros conhecerem o ambiente de trabalho onde possivelmente atuarão no futuro. Além disso, é uma chance para eles entenderem a complexidade do processo de construção naval e o importante papel que esses novos navios terão na proteção dos interesses nacionais.