O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, proferiu uma palestra na Escola Superior de Defesa (ESD) em Brasília (DF), como parte do primeiro Ciclo Anual de Palestras (CAP) de 2023 e a aula magna do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED).

573d568c 177a 4461 98d8 d6fee6200caa

A apresentação focou na integração de percepções no campo da segurança, desenvolvimento e defesa do Estado Brasileiro. O ministro destacou a importância dos investimentos na indústria de defesa para fortalecer a defesa interna, garantir a integridade física e territorial, incentivar a tecnologia, gerar empregos de qualidade, atender a sociedade e realizar inclusão social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).