Neste 19 de novembro, comemora-se o Dia da Bandeira. A data remete ao momento histórico da passagem da Monarquia para a República. Há 132 anos, o atual modelo da insígnia foi definido, com cores repletas de significados das riquezas do País e de aspirações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O branco simboliza o desejo de paz. O verde representa a flora brasileira. O amarelo corresponde à riqueza mineral do País. O azul remete aos céus e aos rios. O filósofo e matemático brasileiro Raimundo Teixeira Mendes projetou a bandeira brasileira com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Pavilhão Nacional

Brasília expõe a maior bandeira do Brasil, na Praça dos Três Poderes, com 286 metros quadrados, sendo 20 metros de comprimento e 14 de altura. A troca do símbolo é feita no primeiro domingo de cada mês. A substituição do Pavilhão Nacional ocorre em revezamento pelas Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).