Oficial brasileiro realiza Intrução básica de Orientação e utilização do software OCAD para o Exército do Suriname

Paramaribo (Suriname) – Durante o período de 12 a 29 de setembro, o Assessor Desportivo do Ministério da Defesa do Suriname, Capitão Godoy, realizou uma instrução básica de Orientação e utilização do software OCAD para militares do Exército do Suriname.

O OCAD Mapping Software é um programa utilizado na orientação esportiva. O programa permite a criação e edição de cartas topográficas e de cartas de orientação, além da montagem de percursos de competições.

Durante a atividade, inicialmente, foram apresentadas as noções básicas da orientação, tais como as documentações referentes ao esporte e a simbologia das cartas de orientação. Posteriormente foi realizada uma apresentação acerca do software OCAD, como por exemplo as principais utilidades desse programa e as ferramentas para traçar percursos. Além disso, foi realizada uma instrução prática, onde um percurso realizado no software foi verificado e montado no terreno. Dessa forma, os militares da Sports Company do Exército do Suriname puderam apreender mais sobre essa importante modalidade esportiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O grande ganho, ao final da atividade, foi sem dúvida a integração entre as Forças Armadas do Brasil e do Suriname e o reforço nos laços de amizade e cooperação entre as nações.

Fonte: Aditância do Brasil no Suriname

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui