Militares operando Siconta MK II

A Fragata “Independência” realizou, no período de 5 a 9 de dezembro, a comissão “Teste de Integração de Sistemas no mar, TIS(M)” na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). O evento marcou, com sucesso, a conclusão do Projeto “Fênix”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Projeto “Fênix” surgiu da necessidade de atualizar o SICONTA MK II, um Sistema de Gerenciamento de Combate, que possibilita a integração dos sensores e dos armamentos das Fragatas Classe “Niterói” (FCN) e faz a compilação do cenário tático, proporcionando uma tomada de decisão de ataque e/ou defesa mais precisa e assertiva. Esse sistema é o produto de um desenvolvimento de ação nacional, coordenado pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha.

A conclusão do projeto significa a retomada da capacidade operacional das FCN. Além da “Independência”, as Fragatas “Liberal” e “União” também foram contempladas com a implantação do SICONTA MK II Mod.I.

Ao final do TIS(M), as Fragatas “Independência”, “Defensora” e “Liberal” realizaram diversos exercícios em Grupo-Tarefa sob a coordenação do Comando do 1º Esquadrão de Escolta, elevando o grau de adestramento dos meios da Esquadra Brasileira em ações de Guerra Naval.

dwqafserytrgafed
Fragatas Classe “Niterói” realizam manobras durante exercício
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).