Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” realizou, no período de 20 a 28 de abril, uma viagem de adestramento, a Comissão “ADESTRIP”, para os militares recém-embarcados de sua tripulação, selecionados para a 41ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XLI). A comissão se desenvolveu no litoral sudeste e sul do Brasil, entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Itajaí (SC).
Enquanto atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (DelItaja), o navio esteve aberto à visitação pública, recebendo 2.559 visitantes, além de um grupo de 20 escoteiros. A visitação representou a retomada da interação entre os meios operativos da Marinha e o público externo, na DelItajai, a qual não ocorria desde o início da pandemia de Covid-19.
Ainda como parte da comissão, o NApOc “Ary Rongel” realizou atividades na baía de Angra dos Reis (RJ), nas proximidades do Colégio Naval (CN), durante as quais recebeu a visita do Comandante do CN, do Imediato, de professores e alunos. A bordo, os alunos conheceram as principais atividades desenvolvidas nas Operações “Antárticas”, receberam instruções sobre equipamentos, instrumentos de navegação e coleta de dados hidroceanográficos, além de terem visitado compartimentos do navio, como Passadiço, Praça de Máquinas, Praça D’Armas e laboratórios de processamento de pesquisa.

de navegação no Passadiço
A “ADESTRIP” marcou o início do ciclo de preparação do “Gigante Vermelho” para a OPERANTAR XLI, que terá seu início no verão austral de 2022/2023, integrando o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395