Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” realiza Comissão “ADESTRIP”

Visitantes fazem fila para conhecer o NApOc “Ary Rongel” em Itajaí
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” realizou, no período de 20 a 28 de abril, uma viagem de adestramento, a Comissão “ADESTRIP”, para os militares recém-embarcados de sua tripulação, selecionados para a 41ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XLI). A comissão se desenvolveu no litoral sudeste e sul do Brasil, entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Itajaí (SC).

Enquanto atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (DelItaja), o navio esteve aberto à visitação pública, recebendo 2.559 visitantes, além de um grupo de 20 escoteiros. A visitação representou a retomada da interação entre os meios operativos da Marinha e o público externo, na DelItajai, a qual não ocorria desde o início da pandemia de Covid-19.

Ainda como parte da comissão, o NApOc “Ary Rongel” realizou atividades na baía de Angra dos Reis (RJ), nas proximidades do Colégio Naval (CN), durante as quais recebeu a visita do Comandante do CN, do Imediato, de professores e alunos. A bordo, os alunos conheceram as principais atividades desenvolvidas nas Operações “Antárticas”, receberam instruções sobre equipamentos, instrumentos de navegação e coleta de dados hidroceanográficos, além de terem visitado compartimentos do navio, como Passadiço, Praça de Máquinas, Praça D’Armas e laboratórios de processamento de pesquisa.

Alunos recebem instruções sobre equipamentos
de navegação no Passadiço

A “ADESTRIP” marcou o início do ciclo de preparação do “Gigante Vermelho” para a OPERANTAR XLI, que terá seu início no verão austral de 2022/2023, integrando o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Futuros Oficias a bordo do “Gigante Vermelho”

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui