No dia 16 de setembro, foi celebrado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Itaipu, entidade binacional, e a União Federal, representada pelo Comando do Exército, por intermédio do Comando Militar do Sul e do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), esta última como órgão executor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pelo acordo de cooperação, o Exército implementará ações que otimizem a segurança nas vias navegáveis do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu e nas proximidades das águas adjacentes às praias dos municípios lindeiros. Essa ação visa à prevenção e à repressão aos crimes e aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na esfera de competência da União Federal, bem como o apoio às ações de busca e salvamento nas referidas áreas e vias navegáveis, no que concerne às atribuições constitucionais.

A 15ª Bda Inf Mec fará o planejamento operacional e a execução das ações de patrulhamento a pé, fluvial e motorizado ostensivo nas áreas do entorno de Itaipu, cabendo à binacional o aporte de recursos necessários às operações, conforme o plano de trabalho que integra o acordo de cooperação.

O evento de assinatura do acordo contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade; do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Carlos Russo Assumpção Penteado; do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Claudio Henrique da Silva Plácido; do Diretor Administrativo da Itaipu, Contra-Almirante Paulo Roberto da Silva Xavier; do Superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu, Coronel Alfredo Santos Taranto; e demais autoridades.

Fonte: 15ª Bda Inf Mec

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).