Teve início no último dia 21 de abril o Nono Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (SENAB). O evento é realizado na Itália e percorre diversos pontos que marcaram a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito. O Seminário vai até o dia 27 de abril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura contou com a presença do chefe da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Luciano Antônio Sibinel, autoridades italianas, militares e civis brasileiros, incluindo familiares de ex-combatentes da FEB.

A primeira atividade foi realizada no local conhecido como “Marginetta dos Brasileiros”, local onde foi construído o único monumento religioso na Itália, pelos soldados da Força Expedicionária Brasileira. Os “pracinhas” carregavam pedras ao retornarem de saídas inopinadas e assim construíram a capela em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.

Em seguida foi realizada a solenidade de descerramento das placas alusivas à passagem da FEB em Santa Maria a Monte e Montecalvoli. Nesses locais foram construídas duas pontes pela Engenharia da Força Expedicionária Brasileira, sendo a primeira missão operacional da tropa brasileira em solo italiano.

Encerrando as atividades do primeiro dia de Seminário, foi realizada a visita ao “Parco Migliarino San Rossore”. A área foi utilizada pelos diversos escalões da FEB para adaptação, adestramento e recebimento de equipamentos e armamentos, antes de serem empregados no combate.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).