4º Minicurso de Cenários Prospectivos

De 9 a 20 de novembro, foi realizado pela Escola de Guerra Naval (EGN) o 4º Minicurso de Cenários Prospectivos do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC). O curso é um produto para o Projeto Prospectiva em Segurança e Defesa – PROCAD Defesa, que visa contribuir com a disseminação do pensamento prospectivo, sendo uma iniciativa da linha de Pesquisa “Cenários Prospectivos para a Defesa e Segurança”.

Gratuito e aberto à sociedade, o minicurso foi conduzido nessa edição de forma virtual, compreendendo 40 horas de aulas, palestras, leituras, mesas-redondas e painéis de pesquisas. Contou com a participação de professores convidados (especialistas de instituições líderes em âmbito nacional dessa área) e pesquisadores do LSC. O curso congregou 81 alunos (brasileiros e estrangeiros), com formação em diferentes áreas de conhecimento, da graduação a pós-doutorado, oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior (a maioria sem vínculo com as Forças Armadas).

O minicurso também integrou profissionais do Ministério da Defesa, da Receita Federal, da Amazul Tecnologia de Defesa, da Petrobras, da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (em Moçambique), entre outras instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O LSC é um espaço de pesquisas científicas orientadas para produções acadêmicas e profissionais, relacionadas à conjuntura ou ao futuro nas áreas de Defesa, Poder Marítimo e Segurança Internacional de interesse público-privado, no nível político-estratégico. As pesquisas e práticas são conduzidas voluntariamente por estudantes (graduandos e pós-graduandos) e profissionais especializados, sob a coordenação de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).