Força Aérea Brasileira realiza recorde de atendimentos médicos em Barcelos, Amazonas

A ação humanitária no coração da Amazônia demonstra a força da solidariedade, oferecendo atendimento médico e doações para a comunidade ribeirinha

A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com o Hospital de Campanha (HCAMP), concluiu neste domingo (04/06) os atendimentos de saúde à comunidade de Barcelos, no estado do Amazonas. Através de balsas operadas pelo Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), no Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), os cidadãos locais tiveram acesso a uma gama de serviços de assistência à saúde.

A Ação Cívico-Social (ACISO) atingiu um recorde de mais de mil atendimentos em um único dia, superando a expectativa inicial de 450 atendimentos diários. No total, a iniciativa realizou mais de 5 mil atendimentos e distribuiu mais de 14,5 mil medicamentos à população. Além disso, no distrito de Moura, mais de 5 mil medicamentos foram distribuídos durante os três dias em que as balsas permaneceram atracadas às margens do Rio Negro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos desempenhou um papel crucial na disseminação da informação e na organização dos agendamentos, além de complementar o fornecimento de medicamentos à população. Diversas especialidades médicas foram oferecidas, incluindo ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, emergência, neurologia, fisioterapia e odontologia. Ademais, o HCAMP também realizou atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social e assistência religiosa, bem como exames preventivos de colo de útero, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia).

“A ação da Força Aérea Brasileira foi de grande importância, pois tínhamos muitas demandas reprimidas. Trazer os especialistas até o município ajudou bastante. Esse impacto foi muito positivo. A população está muito satisfeita”, expressou a Secretária de Saúde de Barcelos, Patrícia Leite. Agradecimentos também foram direcionados à equipe da Força Aérea Brasileira, que esteve presente durante toda a iniciativa.

Durante a ACISO, a FAB também realizou a doação de mais de quinhentas peças de roupas e acessórios, muitos feitos de fardas militares descaracterizadas, para as crianças ribeirinhas. A iniciativa foi uma parceria com a ONG “Dress a girl”, que personaliza shorts, vestidos, bonecas e tiras com laços.

O EXCELSIOR é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, que só foi possível graças ao esforço conjunto de várias unidades da FAB. Essa iniciativa forneceu atendimentos de saúde essenciais à população de Barcelos, que normalmente teria dificuldades para acessar tais serviços.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).