Boa música e solidariedade. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), promoveu no dia 03/11, na Igreja da Cidade, um Concerto Sinfônico alusivo ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Para participar do evento, o público contribuiu com alimentos, garrafas de água, fraldas geriátricas e chocolates, arrecadações destinadas ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC Vale do Paraíba), ao Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) e às agrovilas em Alcântara (MA), onde a Força Aérea Brasileira (FAB) possui um Centro de Lançamento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A noite sinfônica foi abrilhantada com encenações teatrais e um repertório especial, cujas obras eruditas e populares exaltam períodos onde a participação da FAB foi fundamental para a história do Brasil, além de músicas que resgatam o melhor do cancioneiro da região. Presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o evento também contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira, além de Oficiais-Generais e autoridades civis.

i2211813490704849No total, foram mais de 1700 pessoas presentes, arrecadando cerca de 1.200 quilos de donativos e cerca de 500 garrafas de água. “É uma grande alegria prestigiar um evento dessa magnitude, agregando boa música e solidariedade. Agradeço ao DCTA, em nome do povo joseense, por essa oportunidade ímpar”, comentou o Prefeito.

Um dos momentos mais emocionantes do espetáculo aconteceu durante a homenagem surpresa à Tenente-Coronel Francisca Maria Cruz, integrante da notável turma de 1982, primeira turma de mulheres que ingressaram na FAB, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG).

i2211813484106948Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, “há 40 anos, mulheres como a Tenente-Coronel Francisca estavam fazendo história e, a partir dali, inspirariam mais de 14 mil mulheres que hoje compõem o corpo feminino da FAB, e que, ao longo do caminho, vem vencendo desafios e somando imensuráveis conquistas”, pontuou o Diretor-Geral do DCTA.

“Comemorar as quatro décadas da presença feminina fardada, na FAB, evidencia a maturidade e a sensibilidade do Comando em reconhecer o sucesso da empreitada. Em 1982, quando chegamos tão jovens, profissionais recém-formadas, aos locais de formação militar, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, tudo acontecia de forma tão inusitada, em um ritmo tão frenético que eu não percebia que estava fazendo história. Representar essas mulheres valorosas e pioneiras, além de surpreendente, foi pleno de emoções indizíveis”, contou a Tenente-Coronel Francisca.

i2211813493905819Banda de música do DCTA

A Banda de Música do DCTA foi criada em 1966 e tem a missão de abrilhantar cerimônias militares, contribuir com a formação de pessoal militar e marcialidade da tropa, além de representar a Força Aérea Brasileira junto à sociedade civil. Dentre suas inúmeras apresentações de cunho cultural, destacam-se a participação nos festejos do bicentenário de São José dos Campos e no voo inaugural do Bandeirante, primeira aeronave fabricada no Brasil, pela EMBRAER, em 22 de outubro de 1968.

Fotos: DCTA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).