Curitiba (PR) – A administradora de empresas, Karina de Souza Silva, deixou a iniciativa privada para realizar o sonho de vestir a farda verde-oliva. Em 1º de fevereiro de 2023, ela incorporou às fileiras do Exército Brasileiro como 3º Sargento Temporária da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar, no Forte do Pinheirinho. Enquanto ainda participava do curso de formação militar, o seu filho, Phelipe Salomé Silva de Almeida, também tomou a decisão de servir ao Exército. Como voluntário, ele foi incorporado como recruta às fileiras do Exército.

Quando retornou de seu primeiro exercício no terreno, o campo que marca a conclusão do estágio para a formação dos sargentos temporários, Karina teve o privilégio de ser recebida por seu filho no quartel. O recruta entregou a boina à sua mãe e comunicou-lhe que havia tomado a decisão de também se tornar militar do Exército. “Foi muita emoção receber a boina do meu filho. Foi muita surpresa finalizar o treinamento e ver meu filho me esperando”, comentou a Sargento Karina Souza.

Neste sábado, dia 13 de maio, o Dia das Mães foi comemorado de forma diferente. A Sargento Karina Souza aguardava ansiosa a chegada de seu filho ao 5º Batalhão Logístico, após o encerramento do campo básico do soldado, exercício que marca a conclusão do período de formação básica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Eu disse a ele que, se eu consegui finalizar esse treinamento, ele também conseguiria. Agora, sou eu quem espera ele chegar. É muito gratificante ser militar, e mãe de militar, ser um exemplo para a família. Nós dois estamos em busca dos nossos sonhos, sempre juntos”, afirmou a mãe emocionada.

O Recruta Salomé chegou ao quartel após concluir com sucesso a última etapa do Estágio Básico do Combatente. Ele recebeu de sua mãe a boina preta, símbolo do combatente das unidades blindadas do Exército. Agora, o Soldado Salomé servirá no 5º Batalhão Logístico, bem próximo à sua mãe.

A entrega da boina marca o término da fase de Instrução Individual Básica, em que se colocam em prática os conhecimentos recebidos e se exercita atributos da área afetiva necessários à profissão militar. A boina simboliza o batismo do soldado, o momento em que deixa para trás a vida civil e passa a ser reconhecido realmente como militar combatente do Exército Brasileiro. Neste dia, o Soldado Salomé marcou sua entrada definitiva para o Exército Brasileiro, seguindo os passos de sua mãe, a Sargento Karina Souza.

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).