A alegria e o espírito festivo tomaram conta das crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte – ESD (PROFESP-ESD) na manhã e tarde de terça-feira, 11 de julho. Uma Festa Julina, tradicional no calendário brasileiro, foi organizada especialmente para os alunos, proporcionando um dia inesquecível repleto de diversão e sabor.

Quadrilha, Brincadeiras e Guloseimas: Uma Verdadeira Festa Julina

Snapinsta.app 359731189 1018182782676434 6540927460313094024 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento, caracterizado pela riqueza de tradições, teve direito a quadrilha, uma dança tipicamente brasileira que encanta a todos com seu ritmo e sincronia. Além disso, diversas brincadeiras animaram a festa, mantendo as crianças e adolescentes engajados e entretidos. Mas, um dos grandes destaques da festa foram, sem dúvida, as guloseimas. Cachorro quente, bolos, pipoca e canjica foram algumas das delícias preparadas com muito carinho pelas escolas do programa e pela ESD, despertando sorrisos e promovendo um momento de partilha e confraternização.

O Impacto do PROFESP-ESD na Vida dos Alunos

Para cerca de duzentos alunos que participaram do evento, a Festa Julina foi mais do que apenas um dia de comemoração. Representou a essência do PROFESP-ESD, que vai além da prática esportiva e investe em ações que contribuem para a formação integral dos participantes. Momentos de alegria como este são fundamentais para fortalecer vínculos, estreitar relações e promover valores, como o respeito à diversidade cultural brasileira.

A ESD e seu Compromisso com a Comunidade

A organização desta Festa Julina reflete o compromisso da Escola Superior de Defesa (ESD) com a comunidade, especialmente com as crianças e adolescentes que fazem parte do PROFESP-ESD. A ESD reconhece a importância de oferecer experiências significativas que vão além do ambiente escolar, promovendo o desenvolvimento social, cultural e emocional dos alunos.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).