O Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) promove, de 8 a 11 de novembro, o 1º Estágio de Auditoria Interna Governamental. O evento acontece no auditório da Secretaria de Economia e Finanças, no Quartel-General do Exército, e conta com transmissão on-line, com o suporte do Centro de Educação a Distância do Exército. Militares do Exército, da Marinha, da Força Aérea e civis participam do estágio, totalizando cerca de 200 pessoas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou a abertura do evento. Na oportunidade, ele destacou a importância do estágio e do controle interno nas organizações: “Fiz questão de estar nesta abertura para caracterizar a importância que o Comandante do Exército dá à atividade de auditoria”. O General Paulo Sérgio ainda citou a mudança de mentalidade da auditoria que passa a ser de orientar, prevenir e antecipar erros. “A missão é de antecipação. Dar melhores condições e segurança para que as organizações militares encarregadas dos diversos processos e submetidas à auditoria possam ter a tranquilidade de ter um órgão de controle à retaguarda”, destacou o Comandante.

Após a abertura do evento pelo Comandante, o Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, apresentou a palestra inaugural do estágio com o tema: “O papel da auditoria interna governamental como instrumento de agregação de valor à gestão”.

Para o secretário, eventos como esse são de grande importância para se discutir uma mudança cultural: “é preciso adotar novas práticas de auditoria que agreguem valor à gestão e não ter auditorias ou controles apenas punitivos. É preciso enxergar os auditores como parte da solução e não do problema. A mudança cultural é inevitável e precisamos nos preparar para isso, e a nova norma propõe uma aproximação com a instituição com seus próprios objetivos, agregando valor à gestão”.

Para a auditora do Centro de Controle Interno da Marinha, Capitão-Tenente Dhayane Jardim, o evento é de grande importância para auditores participantes: “Pra gente que trabalha na área de auditoria, a importância é agregar valor e trocar conhecimento entre as Forças. Espero encontrar novas metodologias de maneira que a gente possa agregar procedimentos e trazer valor à organização e gestão”.

Acompanharam a abertura do estágio o Secretário de Economia e Finanças do Exército, General de Exército Sérgio da Costa Negraes, e o Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, General de Divisão Eugenio Eneias Camilo.

Até o dia 11 de novembro, o estágio terá palestras de integrantes da Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União, do Ministério da Defesa, do Centro de Controle Interno da Marinha e do Exército Brasileiro.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).