O coração da Amazônia, muitas vezes, é marcado por desafios de acesso a serviços básicos. No entanto, nesta quinta-feira (20/09), o município de Atalaia do Norte (AM) recebeu uma visita especial. O Comandante do Exército, General Tomás, em sua inspeção ao Comando Militar da Amazônia (CMA), não apenas observou, mas participou ativamente de uma Ação Cívico Social (ACISO), demonstrando o compromisso do Exército Brasileiro com as comunidades mais remotas do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parcerias que Fazem a Diferença

imagem 2023 09 24 064806550

A ACISO, uma iniciativa do Cmdo Fron Solimões/8°BIS, contou com a colaboração de diversas entidades. Entre elas, o Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT), as dedicadas Jovens Guerreiras do Grupo Beneficente Forte São Francisco Xavier de Tabatinga e, claro, a Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte. Essa união de forças teve um propósito claro: levar serviços essenciais à população local e às comunidades indígenas da Região do Vale do Javarí.

Serviços que Transformam Vidas

imagem 2023 09 24 064751506

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeiro Etaddeus Roberto Félix foi o palco dessa grande mobilização. Durante o evento, os moradores da cidade tiveram acesso a uma variedade de atendimentos médicos, abrangendo diversas especialidades clínicas. Mas a ação foi além da saúde. Ao todo, 668 atendimentos foram realizados, incluindo orientações sobre serviço militar, consultas com advogados, atendimento veterinário e até cortes de cabelo. E, para alegrar ainda mais o dia das crianças, houve brincadeiras, distribuição de doces e brinquedos, tornando o evento memorável para os pequenos.

Mais que Atendimentos, Uma Mensagem de Esperança

imagem 2023 09 24 064731868

Ações como a ACISO reforçam o compromisso do Exército Brasileiro com o bem-estar das comunidades amazônicas. Mais do que serviços, essas iniciativas levam esperança, mostrando que, mesmo nas regiões mais distantes, o Brasil se faz presente, cuidando de seus cidadãos e fortalecendo os laços de união e solidariedade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).